Em 1995, João B. Lourenço, após se desligar da Companhia Agro Florestal Monte Alegre de Agudos-SP, cria então a JL Empreendimentos Agro Florestais LTDA em Agudos–SP, para dar continuidade e aplicação ao excelente conhecimento adquirido com os trabalhos de pesquisa e melhoramento florestal, desenvolvidos em mais de 250 ensaios de pesquisa iniciados em 1.974, tendo como orientadores o corpo técnico da CAFMA, IPEF e ESALQ-USP de Piracicaba-SP.
Esses ensaios visam obter respostas aos comportamentos das essências florestais no tocante e aplicação de métodos de exploração e uso sustentando a matéria prima ao longo de mais de trinta anos. Estando desde o início, na criação do departamento de pesquisa e melhoramento florestal da CAFMA, o Sr. João Lourenço foi o responsável técnico por todos os ensaios realizados nesta área.
A jornada da JL Empreendimentos Agro Florestais dá-se início, como empresa parceira da então Duratex S.A., para continuar os trabalhos de pesquisa e melhoramento florestal, com seleção de árvores de Eucalyptus Grandis com origem da África do Sul, em 1.000 hectares, bem como reversão a juvenilidade em Pinus SPP, com objetivo de produção de estacas para reprodução assexuada.
Com o passar do tempo, foi ganhando notoriedade no mercado nacional, sendo convidada a participar, planejar e executar pesquisa e melhoramento genético nas principais empresas do segmento florestal do país, de acordo com a necessidade especifica de cada uma dessas empresas.
Situada na cidade de Agudos-SP, somos especializados em pesquisa e melhoramento genético florestal. Durante nossa trajetória, desempenhamos também, além dos trabalhos com pesquisa e melhoramento florestal e inventário florestal, coleta de sementes.
Participamos ativamente dos estudos para reprodução assexuada pelas ferramentas de estaquia e micro propagação com construção de um laboratório e casa de vegetação própria, na CAFMA onde foi conquistado o protocolo de enraizamento em ambientes controlados em 1.992.
Também detemos a tecnologia para os trabalhos de produção de sementes por polinização controlada e de híbridos potenciais para produção de polpa de madeira e resina em pinus, com ganhos expressivos na produção anual das árvores.
Utilizamos também a tecnologia para rejuvenescimento de tecidos de matrizes adultas através da enxertia sucessiva para produção de estacas clonais.
A jornada da JL Empreendimentos Agro Florestais dá-se início como empresa parceira da então Duraflora AS (hoje DEXCO) com projetos de seleção de matrizes, instalação de bancos e pomares de sementes clonais, bem como a produção e comercialização de sementes geneticamente superiores.
Ganhando notoriedade no mercado nacional, é convidada a participar e executar trabalhos em pesquisa e melhoramento genético nas principais empresas do segmento Florestal do país, de acordo com a necessidade específica de cada uma dessas empresas e sempre por convite.
Hoje, também desempenhamos consultoria florestal, afim de colaborar com pequenos e grandes produtores rurais, que estão migrando para o reflorestamento, para que assim possam entender o que e como plantar, desde o inicio, na preparação do solo, as melhores mudas, o plantio e como fazer as devidas manutenções; e administração da venda de suas florestas, destinando o melhor fim para cada tipo de floresta, sendo Pinus em sua variedade ou Eucaliptus e sua variedade.
Executamos a implantação de diversos pomares de sementes clonais em empresas florestais, tais como, IMPACEL, COMFLORESTA, MASISA, SANTA MARIA, MOBASA, REISUL, FLORPINUS, FABER CASTEL, RESINEVES, FLORESTAL IGUAÇU, PLANFLORA e RAMIRES FLORESTAL (veja mais).
Atuar de forma responsável, como empresa exemplo no setor florestal, dedicando nosso talento, com serviços superiores e contribuindo para um meio ambiente saudável.
Ser uma das melhores do Brasil em gestão, pesquisa e melhoramento florestal, utilizando os recursos com eficiência e responsabilidade.
Respeito ao meio ambiente; honestidade; transparência; paixão e excelência.